A OAB Campinas, o Instituto Padre Haroldo e a Organização Mulheres de Fases realizam na próxima sexta-feira (19) a assinatura do Pacto Pela Dignidade Menstrual em Campinas, um compromisso público inédito na história da cidade.
No dia 2 de março de 2023, pesquisas revelaram que mais de 19 mil adolescentes e jovens não têm acesso a itens de higiene menstrual em Campinas, sendo que 2 mil já deixaram de ir à escola por esse motivo.
A Pobreza Menstrual no Brasil foi foco do Relatório UNFPA/UNICEF em maio de 2021. O assunto tem ganhado cada vez mais espaço na agenda mundial e vem ao encontro da pauta voltada à igualdade de direitos entre homens e mulheres, prevista inclusive nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com a celebração do Pacto pela Dignidade Menstrual, Campinas avança para tornar-se referência no assunto, gerando informações relevantes sobre o acesso aos bens de higiene menstrual e realizando ações diretas para a quebra de tabus sociais que alimentam a cultura do machismo e negação de direitos humanos.
O Pacto Pela Dignidade Menstrual é uma ação conjunta realizada por parceiros institucionais. Estão envolvidos diretamente a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Referência e Apoio à Mulher de Campinas (CEAMO/SMASDH), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Campinas (COMDEMA), a GIRL UP Brasil, o Centro Palmares, a Faculdade Anhanguera (Unidade Ouro Verde), a CUFA entre outros.
As primeiras ações do pacto serão oficinas de educação menstrual com especialistas qualificados, em escolas municipais, grupos de mulheres do CEAMO e do Instituto Padre Haroldo. As oficinas atenderão cerca de 100 participantes na primeira etapa. No segundo semestre, a expectativa é ampliar para 500 o número de atendimentos.
A base para as oficinas é um material de apoio com conteúdo elaborado pela PHD em Antropologia da Menstruação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Janaina Moraes. A partir dele serão feitas discussões aprofundadas sobre as condições que enfrentam as pessoas que menstruam, incluindo levantamento de dados relacionados ao acesso a itens de higiene menstrual e a forma como as famílias têm abordado esse assunto com as crianças e adolescentes na fase da menarca.
Acesse mais informações através da plataforma Mulheres de Fases, disponível em: https://mulheres-de-fases--new-id-dzt3eqi7.web.app/
Abaixo mais informações sobre o evento - jornalistas interessados fazerem cadastro com:
CASSIA GARGANTINI
Assessora de Imprensa
Projeto de Dignidade Menstrual
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O evento ocorrerá no dia 19 de maio de 2023 (sexta-feira)
Horário: 9h às 12h.
Observação: A Cerimônia de Abertura será das 9h30 às 10h.
Local: OAB Campinas - Rua Lupércio Arruda Camargo, 111, Jardim Santana
Haverá composição da mesa com as seguintes autoridades:
● Prefeito Dário Saadi
● Presidente da Câmara, Luiz Rossini
● Presidente da OAB Campinas, Dra. Luciana Freitas
● Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Jaqueline Gachet
● Secretário de Educação, José Tadeu Jorge
● Presidente do Instituto Padre Haroldo, Lúcia Decot Sdoia
● Presidente da Organização Mulheres de Fases, Luciana Teixeira
● Coordenadora do CEAMO – Secretaria Municipal de Assistência Social, Grazielle Coutinho
● Assessora de Cidadania da SME e Responsável pelo Projeto Bem Me Quero, Supervisora Margarida Montejano
● Presidente do COMDEMA, Maria Helena Novaes Rodriguez
● Representante da Faculdade Anhanguera, Anderson Stefanutto
● Representante da Organização Girl Up, vinculada à Fundação das Nações Unidas, Gabriela Moisés
● Representante da CUFA, Michele Paulino
4. Na abertura, farão uso da palavra (ambos terão até 5 minutos de fala):
⮚ Mobilizador Social, Mário Nunes
⮚ Secretário de Educação, Tadeu Jorge
⮚ Representando a OAB, Dra. Luciana Freitas ou Dra. Jaqueline Gachet
⮚ Presidente da Câmara, Luiz Rossini
⮚ Prefeito Dário Saadi
Na oportunidade, todos os parceiros assinarão uma Carta de Compromisso, conforme texto anexo, chamada de Pacto pela Dignidade Menstrual em Campinas.
Os demais componentes da mesa farão uso da palavra no quadro que subsequente à etapa de abertura, a qual contará com dois painéis ministrados pela Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Campinas, Dra. Jaqueline Gachet e a Assessora de Cidadania da Secretaria de Educação responsável pelo Projeto de Empoderamento Feminino Bem Me Quero, Supervisora Margarida Montejano.
Comments