top of page
  • Writer's pictureAngèle Berdat

7 em cada 10 brasileiras sonham com diplomas internacionais, revela pesquisa

Em março, o Salão do Estudante inicia sua jornada em São Paulo, percorrendo diversas capitais e oferecendo oportunidades únicas para estudos internacionais



Pesquisa realizada pela BMI, organizadora do Salão do Estudante, que acontece em março em São Paulo e outras capitais, revela um grande interesse de brasileiras por graduação e pós-graduação no exterior. A análise, abrangendo respostas de cerca de 160 mil participantes de março de 2019 a outubro de 2023, mostrou que 7 em cada 10 mulheres (68%) tem o desejo de estudar fora.


Essa tendência reflete não apenas a busca por independência, mas também a visão de que a formação acadêmica internacional é uma estratégia crucial para o sucesso profissional. Este movimento sublinha a importância da educação no desenvolvimento de carreiras promissoras, evidenciando um cenário onde a qualificação superior se torna um diferencial competitivo essencial.


A pesquisa mostra também que nos últimos quatro anos o Salão do Estudante registrou um aumento significativo de estudantes do ensino médio e universitários, evidenciando um planejamento antecipado para a educação no exterior. A metade dos participantes do levantamento (49,9%) não tem graduação e outra parte expressiva (42,8%) continua na escola.

Esse interesse precoce em graduações internacionais reflete a visão de que tal investimento é fundamental para se destacar no mercado de trabalho global. Muitos também buscam programas de pós-graduação no exterior, visando não apenas a qualificação acadêmica, mas também oportunidades de trabalho ampliadas por políticas favoráveis em diversos países.


Os Estados Unidos continuam a ser o destino mais popular entre estudantes brasileiros para estudos no exterior, seguidos de perto pelo Canadá. Desde 2019, Portugal ascendeu à terceira posição, ultrapassando tanto o Reino Unido quanto a Espanha, esta última sendo a preferida para aqueles que buscam uma experiência em um ambiente não anglo-saxônico. A Austrália, França e Itália seguem na lista, ocupando as sextas, sétimas e oitavas posições, respectivamente, enquanto a Irlanda mantém sua popularidade devido às suas políticas favoráveis para programas de trabalho e estudo.


Aprender um novo idioma lidera as preferências, especialmente o inglês e o espanhol que juntos correspondem a quase um terço das respostas. No entanto, áreas como Administração/Negócios, Ciências da Comunicação, Marketing/Relações Públicas também vem ganhando destaque ao longo dos anos.


O SALÃO DO ESTUDANTE

Para quem busca expandir horizontes educacionais e alavancar sua carreira com estudos no exterior, o Salão do Estudante é o destino ideal. A edição deste ano está repleta de novidades e oportunidades para estudantes interessados em expandir seus horizontes educacionais no exterior. Em Campinas o evento contará com a presença dos países Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Portugal.


O evento do ano passado atraiu muitos visitantes, com São Paulo liderando a participação com 8.741 pessoas, seguido por Salvador e Rio de Janeiro (Copa e Barra). Brasília e Curitiba também registraram uma participação significativa, refletindo o crescente interesse do público brasileiro por estudos no exterior.


SERVIÇO:


Salão do Estudante 2024


São Paulo – 16 e 17 de março

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 5º andar

Endereço: R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista

Horário: 14h às 18h30



Rio de Janeiro, Copacabana – 19 de março

Local: Hotel Fairmont Rio de Janeiro

Endereço: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

Horário: 15h às 18h30


Rio de Janeiro, Barra – 20 de março

Local: Windsor Barra

Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca

Horário: 15h às 18h30


Brasília – 22 de março

Local: Centro de Convenções Brasil 21

Endereço: SHS Q06, L01, Cj. A, Setor Hoteleiro Sul

Horário: 14h às 17h30


Salvador – 24 de março

Local: Fiesta Convention Center

Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara

Horário: 14h às 17h30


Campinas – 26 de março

Local: Vitória Hotel Concept Campinas

Endereço: Av. José de Souza Campos, 425 - Nova Campinas

Horário: 14h às 17h30


Curitiba – 27 de março

Local: Qoya Hotel Curitiba

Endereço: Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel

Horário: 15h às 18h30




Comments


bottom of page