top of page
  • Writer's pictureAngèle Berdat

32ª Edição de Sabores da Terra: o festival mais caipira de São Paulo volta a Campinas de 7 a 9 de junho em clima de arraiá

Campinas se prepara para receber, pela quinta vez, o festival mais caipira do Estado de São Paulo: a 32ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra. Com entrada gratuita e temática junina de arraiá, o evento promete uma verdadeira celebração à cultura e à culinária caipiras nos dias 7, 8 e 9 de junho, na Praça Arautos da Paz, na Vila Nogueira/ Taquaral. Serão 11 atrações musicais dividindo o palco e mais de 40 opções gastronômicas nesta edição, distribuídas entre 30 operações culinárias de lamber os beiços, além de estandes de produtores artesanais locais. Vale lembrar que o mês de junho, absolutamente caipira, impele o festival a trazer sucessos como o vinho quente, o quentão, a pipoca, o cachorro-quente e, claro, todas as delícias do milho: o arraiá campineiro caipira raiz está garantido!

“São cinco anos de festival em Campinas. Estar aqui é sempre um desafio e uma imensa alegria! Afinal, tenho uma história de vida com a cidade. Formei-me na PUC-Campinas, montei a Elo Produções, que acaba de completar 23 anos, criei laços e os campineiros nos acolhem com muito carinho. É a oportunidade de estarmos perto de amigos e dos parceiros neste nosso arraiá caipira. Nossa Roda de Conversa, por exemplo, no sábado (8/6) à tarde, trará pessoas queridas que empreendem na região, como Sérgio Donófrio (Calusne Farms), Mario Firmino (Mini Defumador) e José de Oliveira Filho (Amburana) para contar um pouco de suas histórias e desafios na produção rural”, adianta a relações públicas Renata Tannuri Meneghetti, diretora da Elo Produções, que realiza o evento. 

Renata garante que toda a ambientação do festival fará jus ao contexto de um arraiá bem caipira, mas muito urbano. “Afinal, somos conectados à terra, às tradições, mas também à tecnologia. Vamos da música de raiz ao rock and roll com alegria. A diversão está garantida para as famílias e a galera”, situa. Entre as atividades típicas da festa, estão previstas uma quadrilha livre (que terá participações de convidados), um bingo solidário para ajudar a população gaúcha, uma oficina de adereços juninos para as crianças (limitada a dez participantes por dia) e um desafio temático, também para elas: no domingo, às 15h, acontece o concurso Caipirinha Sabores da Terra 2024: crianças até 12 anos que estiverem com traje típico podem participar, se divertir e concorrer ao título de melhor caracterização caipira. 

Confira todos os detalhes da programação neste material.


Para comer e conversar

Os visitantes serão recebidos de um jeito “bão com força”, com uma variedade de quitutes distribuídos em diversas alamedas temáticas. Na Alameda Salgada, destaque para a tradicional costela fogo de chão, para o torresmo crocante, para a fava tropeira, o arroz de costela e outras delícias típicas da culinária caipira. A operação “Rancho Caipira”, entre outras delícias, trará o sempre campeão bolinho caipira, um ícone do Interior paulista. Já na Alameda de Produtores, queijos artesanais, cachaças, artesanatos variados e geleias artesanais estarão disponíveis, reforçando o compromisso com a autenticidade dos produtos regionais e locais.

A Alameda do Açúcar promete adoçar o paladar dos frequentadores com doces artesanais de Guaratinguetá, maçã do amor, churros, e diversas outras guloseimas. Para os chocólatras, o Festival “Eu Amo Chocolate” trará uma ilha com cascata de chocolate, crepes doces e churros com Nutella, entre outras delícias.

As atrações musicais, gratuitas, estão imperdíveis. Na sexta-feira (07/06), a Banda Monallizza abrirá o festival com um tributo a Tim Maia. No sábado (08/06), a programação conta com o Jeitão Caipira, uma Roda de Conversa com pequenos produtores e um super tributo ao Queen. O evento se encerra no domingo (09/06) com a Orquestra de Viola Cultura Caipira de Valinhos, nosso Momento de Fé com a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, além de um show de encerramento com a Banda Faroeste Caboclo, homenageando a querida banda Legião Urbana.

Para as crianças, uma área infantil repleta de atrações promete garantir a diversão dos pequenos, incluindo infláveis, jumping, tiro ao alvo e pesca.

Confira todos os detalhes da programação neste material.


Seja solidário e apoie esta festa junina

Além de toda a festa e sabor, o evento tem um importante papel social: pontos de coleta para doações serão instalados para ajudar os desabrigados do Rio Grande do Sul. Quem circular pelo Sabores da Terra pode contribuir levar água, alimentos não perecíveis, fraldas, roupas e agasalhos, além de rações para pets.

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, em seu 8º ano de operações, conta com o patrocínio da Castelo Alimentos e da Cervejaria Hebling, além de apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, General Clean, site campinas.com.br e Lógica Digital. A realização é da Elo Produções.


Entre em contato!

Para mais informações, acesse www.festivalsaboresdaterra.com.br e siga as redes sociais @saboresdaterrafgi.

Comentarios


bottom of page